11 de abril de 2018

CABALÁ: A MISSÃO DA ALMA (נֶפֶשׁ = NEFESH) NO MUNDO MATERIAL


Somos almas (Nefesh), somos faíscas divinas que descemos ao mundo físico para fazer uma correção

O Zohar (ou Livro das Maravilhas) ensina que antes de a alma nascer ela aprende toda a verdade sobre a existência. Fica sabendo as recompensas que vem como resultado das boas ações e dos castigos que sofrem os que cometem más ações. Antes de descer ao mundo, a alma vê os espíritos bondosos em sua glória no paraíso, e vê também os perversos gritando de dor em seu sofrimento. A alma que vai nascer tem total clareza de que realmente existe justiça no mundo e que há de fato uma lei de causa e efeito em ação. 





Nos textos de Cabalá fala-se muito sobre memória e esquecimento

Acontece que depois que a pessoa nasce ela normalmente se esquece de tudo que aprendeu. Passa a viver uma vida voltada somente para o eu, porque não se lembra mais de tudo que sabia no mundo superior, antes de nascer. Este esquecimento faz a pessoa basear a vida num falso sistema de crenças e por causa disso ela sofre desnecessariamente.
Nos textos de Cabalá fala-se muito sobre memória e esquecimento. É bem comum os cabalistas advertirem para tomar cuidado com determinadas coisas porque elas afetam a memória e causam esquecimento. Por que esta obsessão com o esquecimento? Não parece tão terrível assim se esquecer do nome de alguém, ou de uma senha, ou de um número ou endereço. Por que tanta preocupação?



Somos faíscas divinas. Investimos energia em prazeres temporários e nos esquecemos de que a vida é uma oportunidade de evolução para a alma (Nefesh)

A resposta é que o tipo de esquecimento realmente preocupante é o esquecimento do aspecto profundo de quem somos. Somos almas, somos faíscas divinas que descemos no mundo físico para fazer uma correção. Chegamos aqui e simplesmente nos esquecemos disto. Ficamos encantados com a fisicalidade do mundo e passamos a dedicar a vida ao acúmulo de pedrinhas douradas, a colecionar bens materiais e acompanhar os acontecimentos passageiros do mundo da ilusão. Investimos energia em prazeres temporários e nos esquecemos de que a vida é uma oportunidade de evolução para a alma.
Do que precisamos nos lembrar? De que para toda ação há uma reação. Tudo que acontece vem para nos ajudar em nossa conexão com a Luz do Criador e com nossa raiz nos mundos superiores. Por termos nos esquecido da verdade ficamos irritados e reativos com os acontecimentos externos.

. Fonte:

Jornal Extra
Por: Shmuel Lemle em 21/12/15

Nenhum comentário: