11 de janeiro de 2018

O QUE É ALIMENTO PARVÊ/PAREVE?


As embalagens dos alimentos parvê/pareve geralmente apresentam também a letra "U" no interior de um círculo

Os alimentos que não são nem carne nem leite são chamados parvê/pareve (neutros). Isto significa que eles não contêm carne nem leite, nem em seus derivados, e que não foram cozidos ou misturados com nenhum alimento de carne ou de leite.



Um item parvê/pareve torna-se de laticínio ou de carne se for preparado junto com alimento de uma dessas categorias


Ovos, peixes, frutas, hortaliças, grãos, cereais e sucos naturais, massas, refrigerantes, café, chá e muitos tipos de balas e lanches são exemplos de alimentos parvê.
Um item parvê torna-se de laticínio ou de carne se for preparado junto com alimento de uma dessas categorias. Por exemplo: um macarrão na manteiga é considerado laticínio, perdendo seu status parve e tendo que ser servido em utensílios de leite, neste caso.
Todo o alimento parve industrializado perde sua condição de parve se processado em equipamentos usados para laticínios, ou quando são utilizados aditivos. O rótulo nestes produtos não fornecem informações sobre o processamento de fabricação, fundamental para liberar seu consumo. 


Ovos, peixes, frutas, hortaliças, grãos, cereais e sucos naturais, massas, refrigerantes, café, chá e muitos tipos de balas e lanches são exemplos de alimentos parvê/pareve

Em todo e qualquer alimento industrializado é imprescindível a verificação de um rabino habilitado. Muito embora os alimentos parve apresentem menos complexidades de Cashrut do que os alimentos de carne ou leite, muitos detalhes devem ser considerados.

. Fonte: 

http://www.chabad.org.br/mitsvot/cashrut/principal_cashrut/index5.html

Nenhum comentário: