7 de dezembro de 2017

POR QUE OS JUDEUS NÃO FAZEM PROSELITISMO?


A idéia judaica é de que a Torá de Moshê é uma verdade para toda a humanidade, seja ou não judia

. Pergunta:

Por favor, perdoe minha ignorância, mas pode dizer-me por que o povo judeu não encoraja ativamente o restante da sociedade a converter-se ao Judaísmo, dessa forma divulgando o conhecimento e a sabedoria de D'us e da Torá para o restante da humanidade? Não seriam os objetivos do Judaísmo – trazer paz, harmonia, amor, entendimento e perfeição espiritual ao mundo – ser melhor e mais rapidamente atingidos se a sabedoria da Torá fosse compartilhada com uma parte maior da sociedade, ao invés de ser "restrita" àqueles que nasceram judeus?


OPINIÃO: UMA PESSOA PODE SER " BOA" SEM SER ESPIRITUALIZADA?


Não cabe a nós julgar quem é melhor; deixamos esta tarefa  para D’us


. Pergunta:

É melhor ser um judeu observante (guardar Shabat, comer casher) e ser uma pessoa má (indiferente ao próximo) ou ser uma pessoa boa, não observante?

5 de dezembro de 2017

LISTA DE SOBRENOMES JUDAICO-PORTUGUESES USADOS DEPOIS DA CONVERSÃO FORÇADA NA PENÍNSULA IBÉRICA


Apenas o sobrenome não indica que uma pessoa tenha ascendência judaica

Apenas o sobrenome não indica que uma pessoa tenha ascendência judaica. O que realmente torna o sobrenome relevante, como judaico, é a pratica de tradições judaicas mantidas pela família, principalmente entre os mais idosos, como avós e bisavós. 
Com a presença de tradições, o sobrenome torna-se importante para a busca de um passado judaico "perdido" (Segue abaixo uma lista de sobrenomes frequentemente adotados pelos judeus na conversão forçada à religião católica, quando tornavam-se "cristãos-novos").


3 de dezembro de 2017

POR QUE OS JUDEUS ACENDEM VELAS PARA OS MORTOS?


"A alma do homem é a vela de D'us..." Como tal, a vela serve como uma lembrança da alma que partiu

Nós, judeus acendemos um monte de velas para os mortos. Já vi velas acesas em uma casa de shivá de luto, no yartzeit (aniversário de falecimento), e até mesmo durante todo o primeiro ano de luto. Qual é a razão por trás da vela, e quando é que o costume começou?


POR QUE SÃO ACESAS VELAS NO SHABAT (שַׁבָּת) (SÁBADO)?


"A Vela de D’us é a alma humana"


É considerada uma grande mitsvá (dever/obrigação) e responsabilidade honrar o Shabat (שַׁבָּת) acendendo velas 20 minutos antes do pôr-do-sol de sexta-feira à tarde. Este mandamento especial, confiado à mulher judia, é rico em significado e propósito. Em um mundo como o nosso, cheio de escuridão, as velas acesas pelas mulheres e meninas judias atraem luz, alegria e santidade. Um pouco de luz, dizem os nossos sábios, dispersa muita escuridão!
É muito importante saber o momento exato do “Horário da Velas”, porque não é permitido, de forma alguma, acender as velas depois do pôr-do-sol.
Mulheres casadas devem acender duas velas pelo menos, que correspondem às duas ordens de "Lembra do Sábado sagrado" (Êxodo 20:8) e "Observe o Sábado sagrado" (Deuteronômio 5:12), mas mulheres solteiras, e até mesmo meninas jovens, acendem só uma (em deferência às suas mães).


HAVDALÁ (הַבְדָּלָה): (TRANSIÇÃO DO SAGRADO PARA O PROFANO E VICE-VERSA): POR QUE ASPIRAMOS ESPECIARIAS NO SHABAT?


Devemos cheirar temperos fragrantes (benjamim) todo motsaei Shabat, a noite após o Shabat 


Os sábios instituíram que devemos cheirar temperos fragrantes (benjamim) todo motsaei Shabat, a noite após o Shabat (a menos que domingo seja um feriado judaico) a fim de confortar a alma, que está entristecida pela partida da “alma extra” que recebeu no Shabat.


A HISTÓRIA DE CHANUCÁ (RESUMIDA)


O Cohen Hagadol, Sumo Sacerdote, Yochanan, previu o perigo da influência grega (Idolatria)


. A Ocupação Síria:

Há mais de 2.000 anos, o rei selêucida Antiochus III governava Israel. A princípio, ele tratava com bondade os judeus e lhes dava alguns privilégios; porém quando os romanos o derrotaram, Antiochus forçou os povos de seu império a fornecerem o ouro necessário para pagar os tributos romanos. Seu filho e sucessor, Seleucus IV, continuou a opressão.
Porém, o pior conflito causado pela ocupação síria de Israel veio de dentro, com o crescimento do poder dos judeus "helenistas", que adotaram a cultura grega idólatra. O Cohen Hagadol, Sumo Sacerdote, Yochanan, previu o perigo dessa influência. Enfurecidos por essa oposição, os helenistas tentaram fomentar o conflito entre o Rei Seleucus e Yochanan.